NOTA OFICIAL

Publicado em 28/06/2020 às 22:01 - Atualizado em 29/06/2020 às 10:56

A Administração Municipal de Princesa, por meio da Secretaria de Saúde, confirma o 1º caso de Covi-19 no município. O diagnóstico foi divulgado pelo LACEN-SC, no final da tarde deste domingo (28).

O paciente é um homem entre 30 a 40 anos de idade, que apresentou sintomas respiratórios recentemente, após acidente de trânsito em São José do Cedro, no dia 16 de Junho.

No dia 21 de Junho, o paciente procurou atendimento médico no Hospital de São José do Cedro, relatando dor torácica e falta de ar, quando foi solicitado o exame PCR, que coletado pela Unidade Básica de Saúde de Princesa foi encaminhado ao Lacen-SC.

No dia 24 de Junho, o paciente realizou contato com a Unidade Básica de Saúde, relatando aumento das dores, falta de ar e tosse. Imediatamente a médica local, solicitou novo Raio X, sendo constatado fratura de quinto e sexto arcos costais a direita (costelas), pneumotórax a direita e hemotórax a direita.

Neste dia, devido a gravidade do quadro do paciente, o mesmo foi conduzido de ambulância ao Hospital Regional Teresinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste, acompanhado pela equipe de saúde de Princesa.

No dia 25 de Junho, o paciente passou por procedimento cirúrgico para colocação de dreno e permanece internado em tratamento  médico.

Neste domingo, dia 28 de Junho, o LACEN-SC positivou o exame do paciente para covid-19, o primeiro caso do município de  Princesa.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde tomará novas providências a partir desta segunda-feira (29), quando serão divulgadas novas informações.

Informamos ainda, que o exame de PCR enviado ao  Lacen-SC, do profissional de saúde do município, negativou neste domingo (28).

Reforçamos o apelo para que a população continue se protegendo, usando máscaras, realizando de forma correta a higienização das mãos, evitando aglomerações e só saindo de casa quando necessário.

Princesa, 28 de Junho de 20

Administração Municipal de Princesa