Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Secretaria da Saúde de Princesa oferece tratamento de Auriculoterapia.

Publicado em 28/04/2021 às 08:54 - Atualizado em 28/04/2021 às 08:55

Secretaria da Saúde de Princesa oferece tratamento de Auriculoterapia.  

Auriculoterapia é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que trata disfunções físicas, emocionais e mentais por meio de estímulos em pontos específicos da orelha, local onde há terminações nervosas correspondentes a determinados órgãos do corpo. Prática integrativa e complementar da medicina, que tem o objetivo de equilibrar a energia vital do ser humano.   O trabalho é oferecido pela Unidade Básica de Saúde (UBS) em Princesa e vem ajudando pacientes no tratamento de problemas como dores de cabeça, dores lombares, cervicais e ansiedade.   Aplicada pela nutricionista da UBS, Manuela Mayer, as sessões de auriculoterapia acontecem há mais de um ano. A profissional explica que a terapia, que advém de um ramo da acupuntura é disponibilizada pela Secretaria da Saúde, como tratamento complementar. Manuela é Nutricionista com pós Graduação em Educação Permanente em Saúde e Terapias Integrativas e Complementares. Além disso, participou de uma Formação em Auriculoterapia para profissionais da Saúde oferecida pelo Ministério da Saúde em parceria com a UFSC.  

A profissional pontua algumas das aplicações da auriculoterapia:  

Sinusite aguda; Rinite aguda; Resfriado; Amigdalite; Bronquite aguda; Asma; Gastrite; Hiperacidez gástrica; Úlcera gástrica ou intestinal; Colites; Constipação; Diarréia; Enxaqueca; Cefaléias; Labirintite; retenção de líquido; Enurese noturna; Artrites e espondilites; Dores Ciáticas; Lombalgias; Fibromialgia; Distensões Musculares. Distúrbios leves e moderados de depressão, Angústia, Ansiedade e Insônia. Distúrbios Menstruais; Infertilidade e Hipertensão.  

OUTROS BENEFÍCIOS

Aumento da vitalidade e energia; Redução do estresse e maior relaxamento; Controle do peso; Controle de sintomas de abstinência em pessoas que desejam abandonar o fumo, álcool e drogas; Aumento das funções físicas e atléticas; Controle da dor; Regularidade dos batimentos cardíacos e pressão sanguínea; Estabilização do sistema imunológico.  

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

O princípio dessa terapia baseia-se em microssistemas que reproduzem o organismo em diversas partes do corpo, sendo o do pavilhão auricular o microssistema mais difundido. Utilizando sementes de mostarda para estimular os chamados "pontos reflexos" da região da orelha, a auriculoterapia busca pontos correspondentes em todas as áreas corpo humano. Após assepsia no local, as sementes são presas à pele com esparadrapo, fazendo pressão nos pontos auriculares. As sementes devem ficar na orelha por cerca de 6 dias e o próprio paciente ative os pontos por meio da estimulação na região. É importante ressaltar que auriculoterapia é um tratamento complementar, portanto, deve ser indicado por um profissional qualificado da saúde, resguardando a orientação de não substituir os tratamentos convencionais em doenças graves.  

EM PRINCESA

Interessados em realizar a terapia deverão procurar a nutricionista na Unidade Básica de Saúde de Princesa e agendar uma sessão. Informações ligue: 36410207 ou 36410321.